domingo, 21 de novembro de 2010

Dia 21. Um texto que tenhas escrito há algum tempo.

Hoje voltei a deitar-me na relva. Não o fazia há algum tempo, a (s) a(s) andam sempre por lá e isso não me agrada. Comecei por olhar os pássaros, as videiras, as árvores. Ver coisas alheias, ouvir pássaros a chilrear, ouvir música sem preocupações. Com os phones nos ouvidos e a música que mais gosto baixinho ao longe, para não me distrair de tudo o que tinha tão perto. De repente, percebi que estava a passar todas as músicas à frente... nenhuma me deliciava, já estava farta de tanto as ouvir. Então, obriguei-me a fazer um exercício mental: voltar atrás, ao tempo em que elas me diziam alguma coisa. Obrigar-me a ouvi-las e a pensar porque é que algum dia tinha sido tão bom fazê-lo. Àquelas e a outras que, com o passar do tempo, fui apagando do meu mp3, depois do computador e mais tarde da minha vida. E a outras que, apesar de nunca terem lá entrado, me marcaram a memória a ferros. Dos “Muse, Uprisind’ esta é a que me lembro melhor…e imagino-nos no autocarro, eu e o meu T., a caminho das nossas viagens até à escola que infelizmente terminaram. Noutras viagens mais animadas que o D., tentava cantar uma música dos “Basted Mechanism, Karvoc” e cantava ‘falta de vista’. O D. era fã numero um dos “system of a down”, essas sim era cantava como verdadeiro profissional. Inicialmente partilhava o banco, com o J. e a música do meu leitor era sempre “Chacaron”, neste momento não me imagino a ouvir isso mais que dois segundos. Comecei a pensar noutras... Monica Sintra, Iran Costa, sim, as festas na terrinha e claro não me podia esquecer do maldito raspa do M.. E claro as músicas de kizomba em que convidava a M. para dançar já que os meus amigos ninguém sabia dançar. A música que teimava em tocar vezes sem fim pelas colunas espalhadas na aldeia durante as festas, "naquele baile de Verão". Ouvir Mafalda Veiga, enquanto íamos de mão dada eu e o T. para as CN. Dançar com a M.“ chorando se foi quem um dia só me fez chorar” no bar da minha vizinha L.. Tantas da Shakira ... Eu a dançar em frente ao espelho da casa de banho. Nas festas do C. ficou o “rebolation”, nos anos da N. enquanto eu queria dormir fizeram-me ouvir até adormecer “ apenas diferente”. Momentos de pura diversão na serra da Estrela enquanto cantávamos músicas muitíssimo antigas. Na altura do acidente do M., ele enviou-me para eu perceber como se estava a sentir a música “alguém me ouviu, boss ac e Mariza” e essa ainda está na minha lista das mais ouvidas. Eu, T., J., H., J. na paragem dos autocarros, sentados no chão à espera do nosso autocarro a cantar, “quando a chuva passar”. No jantar surpresa o “na ri ná”, bombou toda a noite. Nas aulas de música o “astronauta”. Nos momentos importantes “gary go, wonderful”. Nos momentos tristes, “não precisa mudar”. A música com uma filosofia diferente mas tão ouvida na minha vida com a MH, “wella”. As noites inteiras com a D. a tentarmos imitar a Tina Tuner. O “pense em mim”, dedicada aquela pessoa tão importante. A música “não sejas mau para mim” que canto sempre à minha afilhada. Estas…Sucedem-se na minha cabeça a uma velocidade rapidíssima. E, por momentos, desejo tê-las todas ali. As músicas, as pessoas, os momentos... Fecho os olhos, deixo o meu mp3 escolher sozinho o que vou ouvir e deixo-me ficar ali e olhos fechados para não me encandear com o sol. A música que escolhida por ele foi “we are the world”, não estava no meu top, mas foi uma música importante, cantei numa aula de Inglês, cantei em momentos de euforia com o meu pai, cantava para gozar com um cromo da minha turma, não saiu nas músicas mais importantes, mas fiquei a pensar em tantas músicas que por alguma coisa estão ligadas a mim com tanto carinho.

GF,

Escrito no dia vinte oito de Julho de dois mil e dez.

6 comentários:

  1. Recordar algo que nos marca com carinho... é das melhores sensações do Mundo! :)

    ResponderEliminar
  2. obrigada minha querida . e o texto esta realmente muito bonito (:

    ResponderEliminar
  3. kkkk sua maneira de não citar nomes foi adoravel *-* estava distante do blog mas to voltando agora, adorei seu texto e músicas movem e marcam tudo...ta lindo aqui parabens

    ResponderEliminar
  4. Recordar momentos passados que realmente nos marca é muito importante. Traz-nos de novo a felicidade que sentimos no momento que as vivemos.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Recordar, para mim, pode surtir efeitos indesejados...

    ResponderEliminar